UNIÃO DO SUL, HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE UNIÃO DO SUL

UNIÃO DO SUL, HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE UNIÃO DO SULUnião do Sul, História e Geografia de União do Sul

População: 4.500
Área da unidade territorial (Km²): 4.581,907
Densidade demográfica (hab/Km²): 0,82
Gentílico: União-sulense

História de União do Sul

Em 1982, a Colonizadora Paralelo 16 lançou projeto de colonização na região onde está assentado o município de União do Sul. Trouxe colonos dos estados do sul.

No dia 18 de julho de 1982, estabeleceram-se na localidade as famílias de Jacondo Bedin, Jorge Zampieron, Ari Altennofen, Aquiles Bedin e Cristiano Zampieron e lançaram as primeiras sementes no lugar. E, em 1984, chegaram José Palhares e Gabriel Simão à região. Tencionavam explorar a mata com o cultivo de seringais. Formou-se, então, um núcleo convergente na região, aparecendo os primeiros comerciantes e agricultores.

O primeiro nome dado ao lugar foi Vila União, povoada por famílias vindas dos Estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. Uma característica marcante do lugar é a união que reina na comunidade. Esta aliança comunitária ficou patente quando foram abertas as estradas da região, pelos moradores do lugar, assim como a primeira escola e a primeira igreja, tudo construído em forma de mutirão, com a força da união da população.

A denominação de União do Sul foi sugerida por Adelmo Ragnini, e ocorreu numa tarde do ano de 1986. Na ocasião, um grupo de moradores postados à sombra de uma árvore tomava cerveja, comia churrasco e discutia a viabilidade da alteração do nome da localidade.

Muitos nomes foram lembrados, inclusive o de Nova Concórdia, numa referência à cidade catarinense de Concórdia, da qual muitos pioneiros se originavam. No entanto, dentre todas as sugestões a escolhida foi União do Sul. Trata-se de referência ao primeiro nome do lugar, Vila União, em homenagem ao espírito agregador da comunidade, e em referência à região de onde veio a maioria dos migrantes, o sul do Brasil.

Formação Administrativa de União do Sul

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de União do Sul, pela lei estadual nº 6701, de 21-12-1995, desmembrado dos municípios de Cláudia, Marcelândia e Santa Carmem. Sede no atual distrito de União do Sul (ex-localidade). Constituído do distrito sede. Instalado em01-01-1997.

Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.

Fonte: www.megatimes.com.br