VILA RICA, HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE VILA RICA

VILA RICA, HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE VILA RICA

Vila Rica, História e Geografia de Vila Rica

População 2016: 24.210

Área da unidade territorial (Km²): 7.431,064
Densidade demográfica (hab/Km²): 2,88
Gentílico: Vila-riquense

História de Vila Rica

A construção da rodovia BR-158, foi fator determinante para a colonização da cidade de Vila Rica favorecendo o estabelecimento de empresas agropecuárias na região. O núcleo que deu origem ao atual município tem história relativamente recente.

Vila Rica foi fundada pelo Sr. Rubens Rezende Peres, em 1978, que chegou na região trazendo consigo a Colonizadora Vila Rica.

Segundo relatos históricos, os primeiros moradores da localidade vieram de Minas Gerais e homenagearam o lugar, que escolheram para morar, com o nome de Vila Rica, em referência à antiga Vila Rica de Ouro Preto. Vila Rica de Ouro Preto chamava-se inicialmente Vila Rica de Albuquerque (1720).

Com o passar dos anos o ouro decaiu e a cidade deixou de ser uma vila rica. A partir de 1823, a Vila Rica de Minas Gerais passou a denominar-se Cidade Imperial de Ouro Preto, mais tarde simplesmente Ouro Preto.

A cidade de Vila Rica, localizada no nordeste de Mato Grosso, foi cuidadosamente planejada no período de sua fundação. O traçado da cidade lhe dá um formato de sino, tendo sido idealizado pelo paisagista suíço Dr. Roberto Khuno. É dividida em dois setores: norte e sul, sendo margeada pela BR-158.

Formação Administrativa de Vila Rica

Distrito criado com a denominação de Vila Rica, pela lei estadual nº 4381, de 12-1-1981, subordinado ao município de Santa Teresinha.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1983, o distrito permanece no município de Santa Teresinha.

Elevado à categoria de município com a denominação de Vila Rica, pelo decreto-lei estadual nº 5001, de 13-05-1986, desmembrado do município de Santa Teresinha. Sede no antigo distrito de Vila Rica. Constituído do distrito sede. Instalado em 31-12-1986.

Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.

Fonte: www.megatimes.com.br