GENERAL CARNEIRO, HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE GENERAL CARNEIRO

GENERAL CARNEIRO, HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE GENERAL CARNEIRO

General Carneiro, História e Geografia de General Carneiro

População: 5.750
Área da unidade territorial (Km²): 3.794,939
Densidade demográfica (hab/Km²): 1,32
Gentílico: General-carneirense

História de General Carneiro

A primeira pessoa a se estabelecer na região de General Carneiro foi o major Catarino. Inicialmente o lugar foi Barreiro Grande, devido a um verdadeiro barreirão nas proximidades de onde surgiu o núcleo urbano. Em 1892, no governo do presidente Floriano Peixoto, chegava a Barreiro Grande uma expedição com a finalidade de levantar uma linha telegráfica ligando Mato Grosso a Goiás. Dirigida pelo tenente-coronel Antonio Ernesto Gomes Carneiro, mais tarde general Gomes Carneiro, trazia como subcomandante o tenente Cândido Mariano da Silva Rondon.

Barreiro Grande tornou-se posto avançado e sede temporária das tropas. Ali Gomes Carneiro iniciou um grande prédio. No entanto, o comandante teve que retirar-se para frente de batalha, por determinação do Governo Federal. Foi combater os federalistas na cidade paranaense da Lapa, onde veio a falecer.

Com o passar dos anos foi criado o distrito que incorporou e simplificou o nome da estação telegráfica para General Carneiro.

General Carneiro - Mato GrossoFormação Administrativa de General Carneiro

Distrito criado com a denominação de General Carneiro, pela lei nº 1158, de 18-11-1958, subordinado ao município de Tesouro.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de General Carneiro, figura no município de Tesouro.

Elevado à categoria de município com a denominação General Carneiro, pela lei estadual nº 2051, de 03-12-1963, desmembrados dos municípios de Tesouro e Barra do Garças. Constituído do distrito sede. Instalado em 27-02-1964.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1999.

Pela lei municipal nº 482, de 26-06-2001, é criado o distrito de Paredão Grande (ex-povoado de Vila Paredão) e anexado ao município de General Carneiro.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2001.

Em divisão territorial datada de 2005, o município é constituído de 2 distritos: General Carneiro e Paredão Grande.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.

Fonte: www.megatimes.com.br