JACIARA, HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE JACIARA

Tags


JACIARA, HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE JACIARA Jaciara, História e Geografia de Jaciara

População: 27.250
Área da unidade territorial (Km²): 1.653,542
Densidade demográfica (hab/Km²): 15,51
Gentílico: Jaciarense

História de Jaciara

A cidade de Jaciara teve origem no lugar conhecido como Fundão ou Cabeceira do Olho de Boi, denominações dadas pelos moradores da região do rio Brilhante nas cercanias desde o final do século XIX, no estado de Mato Grosso.

A raiz histórica da colonização de Jaciara, em Mato Grosso, teve seu inicio em  1944, quando Milton da Costa Ferreira, um jovem representante comercial, fez sua primeira visita ao Estado para vender Máquinas de Costura, dentre outros equipamentos. Nesta época, vislumbrou um estado cheio de oportunidades e riquezas. Retornando ao Estado de São Paulo, conversou com seu pai Antônio Ferreira Sobrinho e seu irmão mais velho e cartorário, Paulo da Costa Ferreira, sobre os negócios que poderiam realizar no estado de Mato Grosso. Em outra viajem (1945) à cidade de Cuiabá, havia uma propaganda do Governo oferecendo terras com proposta de compra e venda de 10 mil hectares por pessoa, Milton nesta época fez bons negócios como representante comercial, adquiriu clientes e construiu boas amizades. Retornando a São Paulo com o anuncio em mãos do Governo, convenceu sua família a investir e a adquirir terras para o plantio agrícola e implantar uma colonização.

Após vários estudos e muitos dias de troca de informações, para a definição da escolha da área a ser comprada para a colonização, entre as três áreas disponíveis naquela época, foi escolhida esta região do Vale do São Lourenço, municípios de São Pedro da Cipa, Dom Aquino, Juscimeira e Jaciara – era um paraíso que poderia render muito em termos econômicos. Após a escolha, a família  decide que o melhor a fazer seria entrar em contato com o Governador do Estado, Arnaldo Figueiredo, para as transações iniciais da compra das terras e demonstrar ao governo o interesse em colonizar toda a região. Assim feito, entra como mediador o senhor Milton da Costa Ferreira . Em 1947, em nome da empresa CIPA, adquiriram 70 mil hectares, sendo os sócios, Milton da Costa Ferreira, Paulo da Costa Ferreira, Osvaldo da Costa Ferreira, Navarro da costa Ferreira, Coriolano de Assunção, Antônio Ferreira Sobrinho e Joana da Costa Ferreira.

Adquirida a área, deu-se início a demarcação das terras e a localização da sede do município, nesta região existiam outros moradores que faziam divisa com as terras adquiridas pela CIPA, os brilhantenses que contribuíram com a demarcação das terras. Nesta época o acesso à região de Jaciara era efetuado por avião. Logo após a demarcação das terras veio para Jaciara o Patriarca da família, Sr. Antônio Ferreira Sobrinho e seus filhos, Paulo da Costa Ferreira e Osvaldo da Costa Ferreira, que possuíam larga experiência como comerciantes e no trato com fazendas. Em 1949, chegam os primeiros colonos. As primeiras lavouras são plantadas, cujo comércio era feito em Cuiabá. Nesta época, o caminho até Cuiabá era realizado por meio de estrada boiadeira, demorava sete dias para chegar à capital, os colonos que ficavam doentes também eram transportados para Cuiabá, causando grandes transtornos. Com isso a CIPA iniciou alguns investimentos na melhoria das estradas e construção de pontes.

No início da década de cinquenta, a direção da CIPA - Colonizadora Industrial Pastoril Agrícola, empresa criada por Milton Ferreira da Costa, o fundador da cidade de Jaciara, realizou um concurso para escolher a denominação da futura cidade. Entre muitos nomes sugeridos, prevaleceu o de Jaciara, que foi dado por Coreolano de Assunção, um dos sócios da empresa colonizadora e cunhado de Milton Ferreira.

Coreolano de Assunção apresentou a lenda da índia Jaciara, escrita por Humberto de Campos, tirada do livro A Serpente de Bronze. No livro, a vitória régia, planta aquática, era descrita como a alma de Jaciara - a Senhora da Lua, que no entender de Coreolano transfundia a beleza da paisagem e os encantos da natureza local. A proposta de Coreolano venceu as demais sugestões e o lugar passou a se chamar Jaciara.

Formação Administrativa de Jaciara

Distrito criado com a denominação de Jaciara, pela lei estadual nº 695, de 12-12-1953, subordinado ao município de Cuiabá.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o distrito de Jaciara figura no município de Cuiabá.

Elevado à categoria de município com a denominação de Jaciara, pela lei estadual nº 1188, de 20-12-1958, desmembrado do município de Cuiabá. Sede no antigo distrito de Jaciara. Constituído de 2 distritos: Jaciara e Fátima. Instalado em 31-01-1963.

Pela lei estadual nº 1130, de 17-11-1958 é criado o distrito de São Pedro da Cipa e anexado ao município de Jaciara.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 3 distritos: Jaciara, Fátima e São Pedro da Cipa.

Pela lei estadual nº 2078, de 14-12-1963, é criado o distrito de Celma e anexado ao município de Jaciara.

Pela lei estadual nº 2128, de 21-01-1964, é criado o distrito de Jatobá e anexado ao município de Jaciara.

Pela lei estadual nº 3761, de 29-06-1976, é criado o distrito de Juscimeira e anexado ao município de Jaciara.

Pela lei estadual nº 3763, de 29-06-1976, é criado o distrito de Santa Elvira e anexado ao município de Jaciara.

Pela lei estadual nº 2129, de 21-01-1964, é criado o distrito de Irenópolis e anexado ao município de Jaciara.

Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o município é constituído de 8 distritos: Jaciara, Fátima, Irenópolis, Jatobá, Juscimeira, Santa Elvira, São Pedro da Cipa e Celma.

Pela lei estadual nº 4148, de 10-12-1979, desmembra do município de Jaciara os distritos de Juscimeira, Irenópolis, Santa Elvira e São Lourenço de Fátima (ex-Fátima), para constituir o novo município de Juscimeira.

Em divisão territorial datada de 1988, o município é constituído de 4 distritos: Jaciara, Jatobá, São Pedro da Cipa e Celma.

Pela lei estadual nº 5906, de 20-12-1991, desmembra do município de Jaciara o distrito de São Pedro da Cipa. Elevado à categoria de município.

Em divisão territorial datada de 1995, o município é constituído de 2 distritos: Jaciara e Celma.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.

Fonte: www.megatimes.com.br