LAMBARI d'OESTE, HISTÓRIA E GEOGRAFIA DELAMBARI d'OESTE


LAMBARI d'OESTE, HISTÓRIA E GEOGRAFIA DELAMBARI d'OESTELambari d'Oeste, História e Geografia de lambari d'Oeste

População: 5.960
Área da unidade territorial (Km²): 1.763,904
Densidade demográfica (hab/Km²): 3,08
Gentílico: Lambarienses

História de Lambari d'Oeste

O local onde está situado o município de Lambari d'Oeste já foi conhecido por Gleba Cerejeira, tendo sido adquirido e loteado pela família Fidelis.

A denominação Lambari surgiu a partir de 1956, através de Luíz Vitorazzi, um dos fundadores da localidade. Em tempos difíceis, de abertura da mata e escassez de mercadorias.

O pioneiro Vitorazzi utilizou-se de todos os recursos para dar conforto e alimento aos seus familiares e, em certa ocasião, ao derrubar uma árvore sobre um riacho encontrou enorme quantidade de peixes (lambaris), municiou-se da melhor maneira possível, e pescou o que pode. A partir dessa época o sr. Luíz Vitorazzi denominou o curso d'água de Ribeirão Lambari.

Algum tempo depois, a Colonizadora Rio Branco oficializou a denominação do córrego Lambari, incluindo-o nos mapas cartográficos que caracterizam esta porção territorial oestina. Por muitos anos o lugar ficou conhecido por Vilarejo do Lambari.

Em 20 de dezembro de 1991, através da Lei Estadual nº 5.914, foi criado o município de Lambari d'Oeste. O termo "d'Oeste", foi acrescentado para diferenciá-lo de outro município existente no Estado de São Paulo.

Fonte: Enciclopédia Ilustrada de Mato Grosso de João Carlos Vicente Ferreira, Anuário Estatístico de Mato Grosso 2005, Associação Mato-grossense dos Municípios, IBGE. www.megatimes.com.br