GAÚCHA DO NORTE, HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE GAÚCHA DO NORTE

Gaúcha do Norte, História e Geografia de Gaúcha do Norte

GAÚCHA DO NORTE, HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE GAÚCHA DO NORTE
População: 6.950
Área da unidade territorial (Km²): 16.930,653
Densidade demográfica (hab/Km²): 0,37
Gentílico: Gauchenses-do-norte

História de Gaúcha do Norte

A denominação Gaúcha do Norte, que lembra o pampa rio-grandense, é referência à Colonizadora Gaúcha, que povoou a região centro-norte do estado de Mato Grosso. Esta empresa tem suas origens na cidade paranaense de Cascavel, onde seus diretores possuíam uma rede de lojas de departamentos chamada Casa Gaúcha, famosa pela diversidade de mercadorias e credibilidade na praça.

A empresa ampliou seu leque de negócios. Surgiu então a Imobiliária Gaúcha, que adquiriu vasta área de terras em Mato Grosso. Posteriormente, esta área passou a denominar-se Gleba Gaúcha, sempre numa referência às lojas em Cascavel.

A grande maioria dos moradores de Cascavel é oriunda do Estado do Rio Grande do Sul. Essa gente, que já havia migrado em massa para aquela porção do oeste paranaense, fez o mesmo em relação ao sertão de Mato Grosso, pontilhando o Estado com seu linguajar e tradição peculiares.

Em 1979, a venda de lotes urbanos e rurais, executados pela Colonizadora Gaúcha, teve seu rush. Inicialmente as terras eram vendidas para os desapropriados da Hidrelétrica Itaipu, no Paraná, e depois para agricultores do oeste paranaense e dos Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Formação Administrativa de Gaúcha do Norte

Distrito criado com a denominação de Gaúcha do Norte (ex-povoado) pela lei estadual nº 4406, de 30-11-1981, subordinado ao município de Paranatinga.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1983, o distrito de Gaúcha do Norte figura no município de Paranatinga.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1993.

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Gaúcha do Norte, pela lei estadual nº 6686, de 17-11-1995, desmembrado do município de Paranatinga. Sede no atual distrito de Gaúcha do Norte (ex-localidade). Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1997.

Em divisão territorial datada de 1988, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.

Fonte: www.megatimes.com.br