10 MAIORES CIDADES DE MATO GROSSO

10 Maiores Cidades de Mato Grosso 

1 - Cuiabá

1 - Cuiabá 

Cuiabá é a capital do estado de Mato Grosso. A cidade está situado às margens do rio Cuiabá, na sua margem esquerda, e forma uma conurbação com o município de Várzea Grande. Segundo o IBGE, a população de Cuiabá é de 581.700 habitantes, enquanto que a população da conurbação ultrapassa os 800 mil habitantes.

Fundada em 1719, ficou praticamente estagnada desde o fim das jazidas de ouro até o início do século XX. Desde então, apresentou um crescimento populacional acima da média nacional, atingindo seu auge nas décadas de 1970 e 1980.

Nos últimos 15 anos, o crescimento diminuiu, acompanhando a queda que ocorreu na maior parte do país. Hoje, além das funções político-administrativas, é o pólo industrial, comercial e de serviços do estado de Mato Grosso. É conhecida como "cidade verde", por causa da grande arborização.

2 - Várzea Grande

2 - Várzea Grande 

Várzea Grande  é uma cidade do estado de Mato Grosso. É a segunda cidade mais populosa do estado, a 7ª mais populosa do centro oeste, a 100ª cidade mais populosa do Brasil e está em conurbação com Cuiabá, na qual é separada pelo Rio Cuiabá. Pertence à Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá.

A cidade de Várzea Grande nasceu da doação de uma sesmaria aos índios Guanás - hábeis canoeiros e pescadores - em 1832 por parte do Governo Imperial. Foi caminho obrigatório das boiadas que vinham de Rosário do Rio Acima (hoje Rosário Oeste) em busca de Cuiabá.

Contudo, segundo a história tradicional, sua fundação está intimamente ligada ao acampamento militar construído durante a guerra com o Paraguai, supostamente nas imediações do atual centro da cidade - o Acampamento Couto Magalhães. No entanto, este acampamento militar que dava suporte à capital do estado durante a guerra, e que foi estabelecido a 15 de Maio de 1867, pelo General José Vieira Couto de Magalhães, se localizava na margem esquerda do Rio Cuiabá, ou seja, do lado da cidade de Cuiabá, próximo da barra do rio Coxipó.
3 - Rondonópolis

3 - Rondonópolis

Rondonópolis é uma cidade do estado de Mato Grosso. Localizado na região Sudeste do estado, a 210 km da capital Cuiabá. Possui 230.320 habitantes.

A cidade é rica em belezas naturais e tem solo fértil em sua zona rural. Já é conhecida nacionalmente pelo seu excelente desempenho agropecuário, que lhe garante a liderança do ranking de exportações do Estado e o reconhecimento como a capital do agronegócio e do bitrem.

4 - Sinop

4 - Sinop

Sinop é uma cidade do estado do Mato Grosso. Sendo a quarta maior cidade com sua população em 2016 estimada em 131.900 habitantes,  que coloca Sinop em 224º lugar no Brasil, 114º lugar entre os municípios interioranos e 4º lugar no estado. Possui uma área de 3.194,339 km². É conhecida como a Capital do Nortão, sendo atualmente polo de referência em todo o norte mato-grossense.

A cidade de Sinop é resultado da política de ocupação da Amazônia Legal Brasileira, desenvolvida pelo Governo Federal na década de 1970. O seu nome deriva das letras iniciais da Colonizadora que projetou a cidade, Sociedade Imobiliária Noroeste do Paraná.

A fundação da cidade de Sinop ocorreu no dia 14 de setembro de 1974 e contou com a presença de inúmeras autoridades, dentre elas o Ministro do Interior Maurício Rangel Reis e o Governador de Mato Grosso José Fragelli.

5 - Tangará da Serra

5 - Tangará da Serra 

Tangará da Serra é uma cidade da Região Centro-Oeste do Brasil, e fica no estado de Mato Grosso, do qual é o quinto mais populoso, com população de 110,100 habitantes, conforme a estimativa do IBGE, em 2016.

Criado em 13 de maio de 1976, é consideravelmente novo e destaca-se pelo seu rápido crescimento populacional e econômico, além de ser um dos mais progressistas do interior do estado. Sua economia baseia-se na prestação de serviços, agroindústria e agricultura, com destaque para a produção de soja e cana-de-açúcar. O comércio é considerando um dos mais estruturados no interior de Mato Grosso. O município é um pólo regional, sendo uma das cidades mais ricas do estado, possuindo também diversos atrativos turísticos em seu interior, como cachoeiras, pousadas e parques.

6 - Cáceres

6 - Cáceres

A Cidade de Cáceres está localizada na mesorregião Centro-Sul do estado de Mato Grosso e na microrregião do Alto Pantanal. Tem uma população de 90.600 segundo estimativa do o IBGE e faz fronteira com a Bolívia.

Cáceres é banhada pelo Rio Paraguai, que tem Topografia predominante acidentada à esquerda, com presença de região montanhosa em cordilheiras com escarpas. Ao sul, apresenta extensa área de planície pantanosa.
7 - Sorriso

7 - Sorriso 

Sorriso é uma cidade do estado de Mato Grosso. Sua população, de acordo com estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, é de 82.200 habitantes em 2016. A cidade está Localizada as margens da BR-163 no entroncamento com a BR-242.

A emancipação político-administrativa de Sorriso ocorreu em 1986, mas sua colonização começou na década de 70. Em 26 de dezembro de 1980, a pequena agrovila encravada em pleno sertão mato-grossense foi elevada a categoria de distrito, pertencente ao município de Nobres.

8 - Barra do Garças

8 - Barra do Garças 

Barra do Garças é uma cidade localizada no estado de Mato Grosso, do qual é o oitavo município mais populoso, com população de 59.800 habitantes, conforme a estimativa do IBGE, em 2016. A criação do município de Barra do Garças veio a ser uma encampação do município de Araguaiana, ou seja, uma mudança de sede de Araguaiana para Barra do Garças, passando Araguaiana à distrito de Barra do Garças.

9 - Primavera do Leste

9 - Primavera do Leste 

Primavera do Leste é uma cidade do estado de Mato Grosso. Localiza-se a uma latitude 15º33'32" sul e a uma longitude 54º17'46" oeste, estando a uma altitude de 636 metros. Sua população, de acordo com estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, é de 58.200 habitantes em 2016.

10 - Lucas do Rio Verde

10 - Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde é uma cidade do estado de Mato Grosso, Região Centro-Oeste do Brasil. Pertence a microrregião de Alto Teles Pires e mesorregião do norte-matogrossense, distante 333 km a norte de Cuiabá, capital estadual. Localiza-se a uma latitude 13° 01' 59" sul e a uma longitude 55° 56' 38'' oeste, estando a uma altitude de 398 metros. Conhecida com a sua alta qualidade de vida e alto Índice de Desenvolvimento Humano. Sua população estimada em 2016 é de 58.100 habitantes.